A preocupação com o meio ambiente


Sendo um dos principais fabricantes de produtos de higiene, limpeza e oleoquímicos do Brasil, a Fontana, tem todos os seus processos de industrialização voltados para a prevenção e controle dos impactos ambientais. Para isso, suas atividades são voltadas a otimização do uso das águas.

Entre 2002 e 2005, a empresa conseguiu reduzir o consumo de 2,3 m³ para 1,89 m³ por tonelada produzida. E, continua buscando, insistentemente, um melhor aproveitamento do uso da água. “A empresa sabe que esse benefício não é só para a Fontana, mas sim, uma preocupação com o meio ambiente e com o futuro do planeta”, destaca a direção.

Além disso, os sabonetes, os sabões e os produtos oleoquímicos são ecologicamente corretos. A empresa reutiliza o sebo que os frigoríficos excluem no abate.

Os detergentes conhecidos por fazer muita espuma nos rios e córregos, após o uso doméstico, são elaborados com matérias-primas que reduzem a expansão da espuma que acaba poluindo as águas.

Por desenvolver este trabalho, a Fontana está entre as dez melhores empresas doRio Grande do Sul em práticas ambientais, pois se destaca pela redução de resíduos sólidos e no envio para a reciclagem.


Uma fundação que presta serviços sociais, culturais e recreativos


A Fundação Laura Fontana, que tem esse nome em homenagem a fundadora da empresa Fontana, esposa de Pedro Fontana, tem como finalidade principal a Prestação de Serviços Sociais, Culturais e Recreatrivos para seus associados.

Criada em 20 outubro de 1986, tem uma sede na cidade de Encantado, no bairro Lajeadinho, com infraestrutura para o desenvolvimento de eventos sociais, reuniões e prática de esportes, bem como uma área de terra com plantação de árvores frutíferas, que na época da colheita, as frutas são distribuídas para os associados.

A Fundação beneficia seus associados através de convênios na área financeira, aquisição de mercadorias e serviços, tais como livros, cestas de páscoa, seguros etc.