Determinamos as competências necessárias desde a integração na empresa, proporcionando treinamentos internos e externos, além de toda a qualificação necessária para o desempenho da função e execução das atividades.
Visando à necessidade de melhorar ainda mais o nível de conhecimento e de relacionamento pessoal dos profissionais, tendo em vista aos constantes avanços tecnológicos e mudanças significativas de mercado, disponibilizamos o auxílio educação para toda a nossa equipe de colaboradores. Através deste auxílio, custeamos até 50% do valor das mensalidades, para os cursos técnicos, de graduação, pós-graduação e mestrado.
Preocupados com o futuro, investimos no desenvolvimento e na capacitação dos jovens estudantes, com idade a partir de 16 até 24 anos, através de programas de estágios junto às universidades parceiras na região.
A Fontana segue as leis vigentes do país, devido a isto, não emprega menores de 16 anos, exceto na condição de aprendiz. Além disso, respeitamos o jovem trabalhador, não empregando menores de 18 anos em atividades noturnas, perigosas ou insalubres.
Apoiamos o desenvolvimento e capacitação dos jovens, através do programa de aprendizagem. Através dele, jovens aprendizes, com idade de 14 até 24 anos, realizam cursos de qualificação na área administrativa por intermédio do CIEE e SENAI. A duração varia entre 17 e 24 meses e o processo de seleção e contratação, atendem os critérios definidos pela entidade escolhida.
Auxiliamos nossas colaboradoras gestantes no que se faz necessário para o seu acompanhamento e bem-estar durante a gravidez, bem como, flexibiliza o horário destinado à amamentação de seu bebê, proíbe também o trabalho de gestantes e de lactantes em atividades perigosas e/ou insalubres conforme previsto na legislação vigente atual.
Atendemos a legislação trabalhista vigente, neste item mencionado, o art. 93 da Lei de 8.213/91, do qual trata sobre a cota de pessoas portadoras de necessidades especiais, seja ela uma deficiência visual, auditiva, mental, física ou múltipla, obedecendo e atentando o percentual exigido, correspondente ao nosso número de colaboradores.
Apoiamos a legislação internacional dos direitos humanos e declaramos abominar e proibir qualquer situação discriminatória praticada por seus colaboradores, clientes, fornecedores ou terceiros, seja ela por raça, cor, gênero, idade, idioma, propriedade, nacionalidade, região, religião, origem étnica, social, casta, situação econômica, deficiência, gravidez, pertencimento a um povo indígena, filiação sindical, filiação política e/ou opiniões políticas, estado civil, situação familiar, relacionamentos pessoais e estado de saúde, como Tuberculose, incluindo portadores de HIV/AIDS.
Possuímos uma sistemática transparente em nosso recrutamento e seleção, onde todos os candidatos que participam do processo seletivo são selecionados única e exclusivamente por suas competências, conhecimentos e habilidades.
Rua Coronel Sobral, 415
Encantado/RS
rh@fontana.ind.br
As histórias de sete colaboradores que construíram suas trajetórias de vida juntos com a Fontana.
Jacira Berté Turatti tem mais de quatro décadas de atividades na empresa define a Fontana como a sua segunda família.
Analista de importação e exportação, ela reforça que, além de ser um negócio familiar, a empresa gera vários postos de trabalho e contribui para a economia do município. “A Fontana é minha família, onde fiz muitas amizades, mas, além disso, é uma grande empresa, que emprega muitos funcionários, inclusive famílias. Temos que ter gratidão pelo que eles fizeram e continuam fazendo para a comunidade e para todos que aqui trabalham. A empresa gera renda e movimenta a economia. Nós temos que valorizar muito isso e a empresa só tende a crescer”.
José Bouvié é o engenheiro mecânico com mais 43 anos dedicados à Fontana e se sente grato por fazer parte da história da empresa.
“Isso tudo é uma família. É a minha família. É a empresa que eu não trocaria por outra. Meu conhecimento e experiência foram adquiridos aqui, porque eu tive essa oportunidade. É uma empresa justa, jamais vão te pagar um centavo a menos do que foi combinado. Jamais atrasou um dia de pagamento. Sabemos que é uma obrigação, mas eles prezam pelo correto, não só com funcionários, mas com os compromissos fora da empresa. A nossa expectativa e planejamento é de que a empresa vai crescer muito nos próximos anos“.
Jorge Stefani trabalha desde 1983 na empresa e conhece vários setores da produção.
Para o Supervisor de Processos de Oleoquímicos, o sentimento é de gratidão. “A empresa teve muitas conquistas ao longo destes anos. Agradeço à Fontana pela oportunidade de crescer junto à empresa, apesar de não ter tido a chance de concluir os estudos, e a gente sabe o quanto isso é necessário nos dias de hoje. Nessas mais de três décadas de Fontana, casei, tive filhos e criei minha família. Então, tudo o que tenho hoje devo à Fontana. Estou feliz e gosto do que faço”.
Há mais de quatro décadas, Maria Luiz Fontana ingressou como telefonista e hoje atua na área comercial da empresa.
A Assistente de Pré-Vendas ressalta que os diretores são inteligentes e dinâmicos, o que faz com que a empresa esteja em constante crescimento. “Temos um planejamento estratégico, onde avaliamos os pontos fracos e fortes. Temos as ISOs, que significa que os nossos produtos estão dentro das normas. Nosso emblema é Fontana em movimento, que traduz tudo isso. A empresa está sempre aberta às inovações. Além disso, é feita com muito honestidade. É uma história baseada na luta”.
João Carlos Luzzi trabalha desde os 18 anos na Fontana e foi um dos muitos que dividiu o local de trabalho com um familiar: seu pai Félix.
O Analista de Programação e Controle de Produção (PCPP) tem como desejo contribuir com a empresa e vê-la em constante crescimento. “Os desafios são grandes, mas espero que a empresa continue crescendo. Que a empresa siga acreditando nas pessoas, porque uma máquina não funciona sozinha. Sou muito grato por fazer parte desta história”.